Decreto autoriza instalação de painéis luminosos de publicidade para transformar rua de Curitiba em 'Times Square'
03/12/2024
'Distrito de Mídia' ficará na Av. Marechal Deodoro, entre Travessa da Lapa e Desembargador Westphalen. Negociação para instalação será feita diretamente entre empresas de publicidade e moradores. Av. Marechal Deodoro pode ganhar letreiros luminosos
A Prefeitura de Curitiba publicou, na segunda-feira (2), o decreto que autoriza a instalação de painéis luminosos em um trecho da Avenida Marechal Deodoro, no Centro de Curitiba.
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O objetivo é transformar a via em uma espécie de Times Square – praça com diversos telões publicitários em Nova Iorque. Outros lugares do mundo também tem vias com uma proposta semelhante, como a Trafalgar Square, em Londres e o Shibuya Crossing, em Tóquio.
O decreto autoriza que empresas de mídia instalem publicidade e anúncios em painéis e telões nas fachadas, laterais e topos de prédios em um trecho de 592 metros de extensão da avenida.
O chamado "Distrito de Mídia" ficará entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen e poderá ocupar até 20 mil metros quadrados de material publicitário.
A prefeitura espera que entre janeiro e março de 2025 os primeiros telões já tenham sido instalados.
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Negociação entre empresários e moradores
Times Square
Reprodução/RPC
O decreto prevê que a instalação dos painéis só poderá ser feita se autorizada pelo condomínio ou por todos os proprietários, quando não houver condomínio constituído.
Patrícia Monteiro, diretora do Departamento de Usos do Solo da Secretaria Municipal do Urbanismo, explica que a prefeitura fará apenas a ponte entre as partes.
"A prefeitura entra como órgão legislador. Estabelece os parâmetros para que aconteça essa exploração por parte das empresas de publicidade e a negociação é diretamente com os proprietários dos imóveis", afirma.
A instalação da publicidade poderá ocorrer somente após a obtenção do alvará, que terá validade de um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período.
Regras
Para utilizar os espaços, as empresas de publicidade deverão obter um licenciamento do município. Para isso, precisam obedecer algumas regras.
Entre elas, o controle da intensidade luminosa do painel, especialmente durante o período da noite.
"É responsabilidade da empresa de publicidade garantir, durante o período noturno, que o painel tenha uma intensidade luminosa de no máximo 10% da capacidade do equipamento. Todo esse controle, as empresas conseguem fazer de forma remota. Isso viabiliza esse controle imediato do impacto que o equipamento está gerando", detalha Monteiro.
Distrito de Mídia ficará na Avenida Marechal Deodoro entre Travessa da Lapa e Rua Desembargador Westphalen
Artes/RPC
Opiniões divididas
A proposta tem dividido opiniões da população curitibana.
Há pessoas que a vislumbram como uma possibilidade de tornar a região um polo para lançamento de campanhas publicitárias, revitalização da cidade e espaço para anúncios das empresas.
Por outro lado, há quem acredite que a instalação pode contribuir para a poluição visual e para a distração dos motoristas que passam pela região.
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